Logo

Nossa

vocação

Vocação é chamado. São muitos os chamados que acompanham a nossa existência, sendo o primeiro deles a vida: ser dotado de vida e estar diante do mundo. A vida pode ser existência, ou seja, estar edificada sobre um sentido. Para o Cristão, Cristo é o fundamento. Por isso, Cristo está presente no início da sua vida (batismo), no fim (escatologia) e no agora, quer dizer, na vida e na história daquele que diz creio. A santidade consiste em transfigurar em si Cristo. A Igreja é o lugar de a comunidade professar, celebrar e, posteriormente, viver a fé. Dentro da Igreja existem diversas formas de realizar a vocação fundamental de todo o crente a Cristo. Portanto,  “na Igreja nem todos seguem o mesmo caminho, todos, no entanto, são chamados à santidade e receberam a mesma fé pela justiça de Deus (cf. 2 Ped 1,1)” (LG,32). Dentre esses caminhos, há a vida religiosa e a vida consagrada.  

“Verdadeiramente, a vida consagrada constitui memória viva da forma de existir e atuar de Jesus” (João Paulo II). Assim como Cristo, o religioso se coloca em total doação de si mesmo ao Pai, aos homens e ao Reino. É uma doação sem reservas. A vida religiosa almeja reviver e prolongar visivelmente e de modo permanente na Igreja o gênero de vida virginal, obediente e pobre de Cristo. A consagração ocorre por meio da realização dos votos de pobreza, castidade e obediência, geralmente em uma congregação religiosa, como os Servos dos Pobres,  comunidade presente na cidade de Igarapé.

As congregações religiosas possuem carismas que nascem do coração de Deus e enriquecem a Igreja. Ordinariamente, são a resposta dada em um tempo para uma dificuldade. Quem dá essa resposta é o fundador da comunidade. Os Servos dos Pobres possuem como fundador Giácomo Cusmano. O carisma cusmaniano é realizado nas obras de misericórdia: no pobre abandonado está Jesus que sofre. Em torno dessa experiência do fundador está erigida a congregação dos Servos dos Pobres. Eles abraçam o desejo de uma caridade sem limites nas obras de assistência, nas paróquias, nas capelanias e na convivialidade. 

Se você também possui o desejo de viver a vocação a Cristo na vida religiosa, venha conhecer nossa família religiosa. Mais informações sobre a congregação podem ser facilmente encontradas nas diversas mídias sociais ou deixe seu contato no formulário abaixo. Estamos esperando você!

Estamos te esperando!

Preencha o formulário ao lado para que possamos entrar em contato com você.