Logo

“PADRE, EU LEIO A BÍBLIA, MAS NÃO CONSIGO ENTENDER…”

Uma das coisas que precisamos ter muito claro é que a Bíblia não é uma enciclopédia de ciência ou de história, mas a narrativa das revelações de Deus ocorridas em diversos contextos histórico-culturais de um povo. Ela não foi escrita de uma só vez e nem mesmo por uma única pessoa; demorou cerca de mil anos para ficar pronta do jeito que a conhecemos hoje. Por isso, ela se torna um texto bastante complexo de ser entendido, exigindo muitos anos de estudo de quem quer conhecê-la mais profundamente, mas não é por isso que ela vai ser inacessível.

Eu diria que, antes de ser entendida, a Bíblia deve ser rezada! Use-a constantemente em suas orações, sempre se perguntando: o que Deus quer dizer para mim, hoje, através deste texto? A Bíblia é para se rezar com a alma aberta às inspirações divinas. Desta maneira, Deus, através do Espírito Santo, vai falar a você!

O Papa Francisco em uma de suas exortações disse: Queridos irmãos e irmãs, demos espaço à Palavra de Deus! Vamos ler diariamente qualquer versículo da Bíblia. A começar pelo Evangelho: mantê-lo aberto no cômodo de casa, trazê-lo conosco no bolso, visualizá-lo no celular; deixemos que nos inspire todos os dias. Descobriremos que Deus está perto de nós, ilumina as nossas trevas, amorosamente impele para conduzir a nossa vida.

A Palavra de Deus tem realmente o poder de transformar a vida, porque ‘é viva e eficaz (…). Nenhum outro Livro tem o mesmo poder, disse ainda o Papa. De fato, “a Palavra de Deus traz sempre novidade, é incapturável, foge de nossas previsões e, com frequência, rompe os nossos esquemas”.

É por isso que sempre podemos tirar uma mensagem nova de um texto que já lemos várias e várias vezes.
Uma dica: faça sempre a oração ao Espírito Santo antes de ler a Bíblia, pois Ele pode abrir nossa mente para compreender, aplicar e viver a Palavra de Deus.

Pe. Gilberto Boçon, s.d.P.
Foto: Lorena Romano