Logo

JUBILEU DE PRATA DO CENTRO DE VIDA MADRE CLARICE, 25 ANOS DE MISSÃO!

 

O Reino de Deus já chegou e está em nós! A semente do Reino de Deus já germinou no meu coração!  Como a semente de mostarda, o Reino de Deus já chegou!

Ao contemplar uma semente de mostarda, é difícil imaginar que seu bojo tão minúsculo traz a estrutura de uma árvore que pode abrigar ninhos de passarinhos. Podemos comparar a um SONHO que, só depois de muitos anos, podemos vislumbrar sua grandeza!

A raiz desse sonho está ligada ao SONHO de Santa Paulina, quando Nossa Senhora de Lourdes lhe pediu que iniciasse uma OBRA.

Sabemos que essa obra se iniciou com a acolhida de uma cancerosa em fase terminal, totalmente apodrecida, mal cheirosa, revoltada pelo seu estado, sem ninguém que a ajudasse.  No dia 12 de julho de 1990, levaram a pobre mulher para um casebre. Seu nome, Lúcia Ângela Viviani, que podemos traduzir por  um anjo de luz para a vida!  Após três meses de cuidado, este presente de Deus para Amábile e Virgínia ( nomes de batismo das duas coloninhas), fez sua Páscoa! A árvore estava plantada com muito vigor em Vígolo, no município de Nova Trento, Santa Catarina, Brasil.

Nossa Senhora escolheu uma menina de garra que dizia: Nunca, jamais, desanimeis, embora venham ventos contrários.

Em Igarapé/ MG, ouviu-se o eco deste sonho, em um grito de cuidado para com a vida! Surgiu então o CENTRO DE VIDA MADRE CLARICE!

Tendo conhecido, em Lins/SP,  o Centro Holístico Terapêutico,  Naturivida (do Padre Augusti) que depois ajudou a criar o Recanto Madre Paulina em Petrolina/ PE, Irmã Graciema com as Irmãs Aurenir Nicolau, Terezinha Santa Negri e Ágata Knopf –  governo da Província Coração de Jesus – colocaram em seu Plano de Ação, a construção de uma Casa de Retiros Holísticos Terapêuticos, em conformidade com o Carisma de Santa Paulina e para atingir, de maneira especial, os Religiosos e Sacerdotes-  pessoas que assumiram  trabalhar na Messe do Senhor –  mas, muitas vezes, não têm tempo nem para comer e muito menos para cuidar de si. CUIDANDO DOS PADRES E DOS RELIGIOSOS, ATRAVÉS DELES, NÓS  ESTAMOS CUIDANDO DOS POBRES.

Irmã Graciema procurou um lugar que fosse o melhor para esta finalidade. Percorreu muitas cidades de Minas. Um dia, após um encontro de Saúde, A cura pelas mãos, orientado por um peruano, Samuel Morante, trouxe as Irmãs do então Governo da Provincial para conhecer um sítio em Igarapé/MG, de um senhor que precisava vendê-lo com urgência para pagar uma dívida. O sítio estava lindo! Árvores frutíferas, carregadas de frutos, tudo pintado! As Irmãs ficaram entusiasmadas. Ele queria 55 mil reais à vista. Para a Província que não tinha dinheiro, era caro. O que fazer? Irmã Terezinha Negri disse:

– Meu irmão, lá no Paraná, tem este dinheiro na Poupança. Vamos telefonar para ele emprestar pelo mesmo valor da Poupança. Ela telefonou e ele respondeu que dois dias depois poderia depositar na conta do Sr. Cristino, o dono do Sítio.

A Superiora Geral era a Irmã  Ilze Mees que logo  foi consultada e aprovou a compra,  juntamente com seu Conselho.

No dia 19 de março de 1995 foi aberta a primeira Comunidade no Sítio com as Irmãs: Osvaldina que foi a primeira Provincial da Província Coração de Jesus;  Rogéria e Rosalina. Quando o CVMC foi inaugurado começou sua Missão com as Irmãs: Míriam Corso, Marleuda Areais, Leônidas; Maria das Dores Pinto e Graciema T. Tamanho.

Muitas Irmãzinhas fizeram a história desta Missão.  Com todas agradecemos a Deus!

Coincidência ou Providência? A celebração dos 25 anos aconteceu no dia 03 de julho, com a presença de doze sacerdotes.  Números muito significativos. Celebramos 273 grupos de Retiros H. Terapêuticos. Somando,  também temos o número 12.  Números: 3, da Comunidade Trinitária; Número 7, o da perfeição e o nº 12, da totalidade.  Irmã Míriam, há 25 anos, plantou um Bouganville que enfeitou o ambiente da celebração. Imaginando em cada flor uma pessoa  que se beneficiou nestes 25 anos gritando gratidão!  O eco desta multidão transcende as fronteiras do Brasil  chegando a outros países também.

Resumindo destacamos alguns testemunhos deste dia:

O primeiro testemunho é do Kelvio Luís. Diz ele:

–  Hoje me emocionei muito quando afloraram memórias afetivas, saudades e reencontros. Tive a alegria de participar da celebração dos 25 anos do Centro de Vida Madre Clarice, local onde tive a honra de trabalhar por dez anos. Espaço que posso afirmar ser um dos principais polos de saúde integrativa do Brasil e uma referência no mundo da medicina integrativa. Parabéns a toda Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a todos os terapeutas que passaram e a milhares de pessoas que resgataram  a saúde física, emocional e espiritual. Viva Santa Paulina!  Deixo aqui meu agradecimento mais que especial à mestra, Irmã Graciema Tamanho, mulher sonhadora, guerreira e que tem como missão de vida ser semente de libertação e saúde. Viva o Centro de Vida Madre Clarice.

Testemunho do Padre José Geraldo Lisboa:  Estou aqui, hoje, com sentimento de profunda gratidão. Minha primeira vinda ao CVMC foi bem difícil, pois falaram que era dirigido por freiras. Eu sempre tive um pé atrás com freiras na minha Paróquia por causa dos palpites que dão.   Aqui tinha um terapeuta peruano chamado Morante que me disse: Vá lá e conheça estas freiras. Eu vim, fiz o Retiro a primeira vez e gostei. Eu sou muito grato a essas freiras, a este Centro de Vida por três motivos: primeiro, eu sou uma pessoa que gosto muito de trabalho e, às vezes, já exagerei muito nas atividades. Trabalhar é bom, mas é preciso ter equilíbrio. O fato de eu me dedicar demais ao trabalho me fez chegar a momentos muito difíceis. Estresse, depressão, pânicos… Eu sempre encontrei neste Centro, muito acolhimento. Aqui eu aprendi muito. Até hoje, não uso mais remédio de farmácia e nem pretendo usar, se Deus quiser. Aqui eu fui me curando do pânico, da depressão e do medo. Aqui eu recebi as ferramentas necessárias para que eu pudesse ir me curando. Eu ainda não estou santo, nem perfeito mas depois que eu cheguei a este Centro, dei uma guinada em minha vida. Hoje, fiquei pensando: Se eu não conhecesse o Centro de Vida Madre Clarice, como eu estaria hoje? O fato de eu ter conhecido este Centro me faz  ser eternamente agradecido a Deus. Ele me deu muitos presentes, aliás, me sinto no SPC de Deus mas tem um presente que não posso esquecer nunca.  O CVMC. A ele o meu louvor, a minha gratidão. Eu só tenho que louvar e agradecer a Deus por esse presentaço! Eu me sinto ganhador da loteria de Deus!

Testemunho de Agrimaldo.

O Centro de Vida Madre Clarice foi um divisor de águas em minha vida. No dia 10 de março de 2005,  por volta das 13 horas, pisei  pela primeira vez, nesse espaço  abençoado por Deus. Cheguei com uma depressão profunda. Não acreditava em mais nada, mas, nesse espaço  encontrei pessoas maravilhosas que me resgataram e me devolveram a esperança de viver novamente. São 17 anos de caminhada até os dias  de hoje. Graças às experiências do CVMC, hoje estou inteiro e podendo ajudar a resgatar vidas de pessoas que perderam a esperança de viver. Tenho  como meta de vida, o silêncio, muita meditação  que me ajuda a trabalhar  os medos, raivas, mágoas, sentimentos de culpa, ansiedade, depressão e outras coisas que nos prejudicam no dia a dia. Obrigado a Deus por esse espaço de cura por inteiro. Vinte e cinco anos curando e resgatando vidas. Gratidão a toda equipe  que, nesses  anos, está à frente desse trabalho.  Na pessoa da querida Irmã Graciema, agradeço a todos  que trabalharam e trabalham para que esse espaço continue levando esperança a todos que o procuram. Santa Paulina continue nos abençoando! Amém.

Vejamos, agora, o testemunho de alguns da Equipe atual do Centro de Vida Madre Clarice

Celebrar os 25 anos do Centro de vida Madre Clarice, fazendo uma retrospectiva de todas as histórias que vivi e compartilhei nesse espaço Sagrado, onde o acolhimento, a paz , a espiritualidade, o carinho e o cuidado são elementos fundamentais para a restauração da saúde e da alegria de viver de todos que passam por aqui! Todos os dias colhemos os frutos de um trabalho sério e renovador que é oferecido! Dou graças pela oportunidade de fazer parte dessa missão e de todo crescimento e formação que recebi ao longo desses anos!

Geovana Maria Rigo – fisioterapeuta

Quero agradecer o CVMC por eu fazer parte de sua história nesses 25 anos de caminhada. Um lugar místico com a sabedoria da natureza onde qualquer pessoa através de práticas integrativas corporais entra em contato consigo na busca de sua essência divina. A presença do CVMC na minha vida revela o caminho de tesouros  que podem transformar vidas. Gratidão. Diego.

Minha sintonia com o Centro de Vida Madre Clarice é muito grande, pois nasci em uma família ligada às terapias integrativas. Em 2007, tive um nódulo do seio. Tive a certeza de que iria fazer o tratamento natural, assim surgiu a oportunidade de vir fazer o retiro holístico no Centro de Vida. Minha vida se transformou, o nódulo desapareceu. Em 2014, acreditando e já agradecendo a Nossa querida mãe Maria e à Santa Paulina, comecei a exercer minha missão, oferecendo o melhor de mim como Psicoterapeuta Corporal do Centro de Vida. Sou grata ao Centro de Vida, primeiramente por ser o espaço que pude ressignificar minha saúde e por ser, hoje, o lugar onde tenho a oportunidade de vivenciar minha profissão, contribuindo para que tantas outras pessoas possam reestruturar a saúde física, psíquica e espiritual…Neste chão sagrado de vida e missão, realizo-me pessoal e profissionalmente, pois aqui temos a oportunidade de ver a vida ressurgir nos seus mais diferentes aspectos.

Gratidão

Luzia Rezende

Relato de testemunhos :

Em 2011, eu, Vicentina, fui diagnosticada com artrose. Sentia muita dor em todas as articulações, não conseguia nem passar a marcha do carro. Após várias sessões de fisioterapia e uso de corticoide, anti-inflamatório e benzodiazepínicos sem sucesso, fui encaminhada para fazer sessões de respiração com Irmã Graciema. Na terceira sessão, eu já não mais sentia dor.

Minha irmã, Corina, estava no CTI há quase dois anos, devido a um distúrbio de coagulação – tinha  sequências de trombose. Após o retiro, nunca mais necessitou ser hospitalizada.

Suely, minha irmã, após um trauma emocional ficou na cadeira de rodas por onze dias. No primeiro dia do retiro conseguiu caminhar perfeitamente.

Sou imensamente grata a Deus, a Santa Paulina e ao  CVMC por fazer parte desta família há quase dez anos  e ter a graça de presenciar o resgate de tantas vidas em cada retiro. Vicentina

Agradeço a Deus pela vida e a oportunidade de experienciarmos, partilharmos e vivenciarmos momentos que geram vidas. Como a sementes que caem na terra e não germinam todas ao mesmo tempo, mas em tempos diferentes elas vão germinando frutificando e gerando mais vidas. Geraldo Souza.

 

Que Santa Paulina e todos as Irmãzinhas que já são seres de luz, principalmente Madre Clarice que tanto se esmerou para que as Irmãzinhas tivessem oportunidades de estudar e se prepararem para melhor cuidar da vida, possam interceder a Deus e abençoar cada uma das pessoas que já passou pelo CVMC e aqueles, aquelas  que ainda desejam fazer sua experiência neste espaço sagrado.

PASSO A PASSO, SEMPRE EM FRENTE! ( Sta. Paulina).

Por Graciema T. Tamanho.