Logo

A FORÇA DO SACRAMENTO DO BATISMO EM TEMPO DE PANDEMIA

Vivemos momentos ainda dificultosos em nossas vidas devido a pandemia do COVID-19 e que por força maior, referente a gestão da saúde, estamos recolhidos e buscando retomar nossas rotinas de maneira ainda lenta – isso para muitos de nós.
Percebemos que nossa Diocese (de Divinópolis-MG) busca ajustar tais rotinas conforme normas e recomendações do poder público, fazendo com que a divulgação do Evangelho de Jesus Cristo tenha um mínimo de dificuldades para chegar aos lares e aos corações da família católica. Uma dessas novas rotinas é a celebração do Sacramento do Batismo.

Por mais que se busque retomar, ou reordenar a rotina, ou refazer a celebração por parte da Diocese se não tivermos o sentimento de FÉ e AMOR por cada uma das pessoas que buscarão a celebração em tempo de isolamento o valor do Sacramento do Batismo não terá sentido. É como o Apostolo Paulo disse em 1Corintios 13, 1-13:
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse AMOR, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”.
“E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse AMOR,
nada seria”.

Essa alusão é para definir que o AMOR de todos nossos irmãos que estão buscando a celebração do Santo Batismo é digno de gratidão ao amor do Pai. É digno de toda forma de benção divina, pois, demonstra que o acreditar se supera a cada instante na renovação de nossa fé. Da fé daquele irmão que não se amedronta ao buscar tal benção e formar uma caminhada santa e sagrada junto ao batizando.

Portanto, a você meu irmão e minha irmã, que mesmo com as dificuldades em organizar um melhor dia e horário para que seu filho(a) e seu afilhado(a) receba o Espirito Santo de Deus através do batismo, nossa gratidão por estar buscando a Palavra de Deus no fortalecimento da nossa Igreja – nossa igreja doméstica.
Através desse fortalecimento vocês estão colocando em prática a mensagem do Bispo Dom José Carlos “A fé é eminentemente comunitária”. Demonstrando sua participação nesse modo instituído pela nossa Igreja essa fé está sendo disseminada em nossas comunidades.

Pastoral do Batismo
Foto: Lorena Romano